NW Software

Funcionalidades do ERP

8 funcionalidades importantes de um ERP

Índice

O sistema de planejamento de recursos empresariais, mais conhecido como sistema ERP, é um dos principais parceiros de empresas de todos os portes. 

Administrar um negócio é complexo e cheio de detalhes, por isso separamos oito características e funcionalidades importantes que você deve conhecer desse tipo de sistema.

Acompanhe nosso artigo e conheça mais sobre as vantagens e a importância de um sistema completo

Quais são as principais características do ERP?

Um sistema ERP tem uma série de recursos que facilitam o gerenciamento de um negócio de várias maneiras. Sendo eles: 

1- Geração de fatura eletrônica

É importante certificar-se de que a Nota Fiscal Eletrônica seja emitida a cada compra. Com os ERPs que oferecem essa funcionalidade, fica mais fácil rotular esses documentos e pesquisá-los quando necessário.

Além disso, o procedimento para liberação de NF-e é complexo, pois envolve a criação de.xml, coletar assinaturas eletrônicas, enviar.xml ao Ministro da Fazenda e DANFe.

Se o software fizer isso, você não precisa se preocupar em contratar um funcionário apenas para essa tarefa e nem corre o risco de pular uma etapa do processo. Também é importante observar que essa geração automática de NF-e inclui cálculos de impostos sobre notas como ICMS, DIFAL, IPI, PIS, COFINS, etc.

2- Emissão automática de boletos

Para garantir a gestão adequada dos assuntos financeiros da empresa deve-se integrar ao sistema o maior número possível de ferramentas, isso inclui boletos emitidos pela empresa. Assim, para cada nova conta vencida, o programa cria uma cobrança que deve ser enviada ao cliente.

Além de permitir maior controle e organização, esse recurso reduz o risco de fraudes, pois os boletos continuam sendo alvo de muitos crimes cibernéticos.

3- Flexibilidade nos processos administrativos

Essa agilidade não é uma característica específica, mas um benefício adicional que vem a aqueles que contratam um sistema de ERP. É a consequência de um sistema centrado nas principais necessidades da empresa. Por isso, é importante buscar ferramentas projetadas especificamente para as necessidades da organização.

As principais melhorias que o ERP traz são a integração entre as diversas áreas da empresa e a automatização de tarefas, o que agiliza os processos e reduz o índice de equívocos. Se a sua ferramenta ainda requer muito trabalho manual, ela realmente não é útil.

4- Integração com loja online

Para empresas com e-commerce não há solução melhor. Uma loja virtual integrada ao ERP evita problemas e reduz muito o retrabalho.

Imagine como deve ser difícil controlar e gerenciar o estoque da sua boutique virtual e o estoque dos pontos de venda. 

Sem essa integração do ERP com o estoque, há um grande risco de vender o mesmo produto duas vezes ou perder o controle dos resultados gerais das vendas.

5- Controle de estoque preciso

Falando em estoque, há outro recurso que é fundamental para qualquer bom ERP: o controle rigoroso de estoque. 

Com o ERP é possível prestar muita atenção na gestão dos produtos armazenados, incluindo o controle da lista de fornecedores e o momento certo para realizar novas compras, combinando a necessidade com a melhor data de pagamento. 

Um estoque bem controlado ou mal administrado pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa. 

6- Melhor controle de processos

O controle e a padronização são importantes para garantir maior previsibilidade das atividades do negócio. Com isso, os processos são realizados com qualidade, seguindo o planejamento e permitindo que a empresa tenha melhores resultados.

O ERP possibilita a gestão eficiente das atividades porque possibilita uma gestão integrada e unificada. Dessa forma, sua empresa pode executar um plano para atingir seus objetivos, as tarefas são desenvolvidas, distribuídas e efetivamente realizadas com o suporte do sistema ERP.

7- Detecção e redução de erros

Processos manuais são sempre mais propensos a enganos do que atividades automatizadas. Alguns números podem ser esquecidos. Os profissionais podem confundir a tarefa, as informações podem estar desatualizadas ou a matemática pode estar errada. 

Esses problemas são extremamente prejudiciais e criam a necessidade de repetição. Como resultado, a equipe perde um tempo valioso.

Os sistemas ERP evitam falhas de gestão. A plataforma integra todas as áreas da organização e permite que quando um profissional de um setor atualize os dados todos os demais integrantes da empresa possam acessar essas informações. Como resultado, o risco de lidar com dados antigos é quase zero.

Além disso, os erros de gerenciamento são reduzidos ao mínimo quando o sistema coleta todo o banco de dados da empresa. As integrações fornecidas pelo ERP também permitem a rápida identificação de equívocos operacionais, porque todos na empresa podem acessar o sistema.

8- Gerenciamento de pagamentos atrasados

Por último, mas não menos importante, o ERP ajuda você a verificar as pendências em seu negócio, criando listas e notificações de clientes atrasados, acionando e-mails de envio automático. 

A inadimplência traz uma série de perigos para qualquer negócio: além de perda de receita e falta de controle que gera fluxo de caixa. 

Quem é a NW Software?

Nós, da NW Software, somos especialistas em desenvolvimento, implementação e suporte dessas soluções tecnológicas inovadoras na área de gestão empresarial (ERP), proporcionando um crescimento real e uma maior geração de lucro.

Estamos há mais de 20 anos ajudando na gestão de empresas e indústrias, otimizando tempo e dinheiro ao tornar os processos mais ágeis e eficientes. Nossa metodologia é exclusiva com implementação rápida, segura e com investimento reduzido.

Sabemos que cada empresa, seja micro ou de grande porte, possui particularidades específicas, por isso nossos sistemas podem ser customizados conforme a necessidade do seu negócio. Além disso, nossas soluções possuem uma interface organizada e intuitiva, proporcionando uma navegação rápida e prática.

Conte com a NW Software para tornar os processos de gestão da sua empresa mais ágeis e eficientes!

Leia também: Como implementar as inovações da indústria 4.0 na sua empresa?

Artigos Relacionados