NW Software

ERP para Indústria Alimentícia

Sistema ERP para Indústria Alimentícia

Índice

Você está no setor de alimentos e procura soluções para aumentar os lucros e a produtividade da sua empresa? O uso de um sistema ERP para a indústria alimentícia pode ajudá-lo a atingir esses objetivos.

Essa solução é indicada para empresas de qualquer porte, pois facilita a tomada de decisões, a gestão de estoque e o controle de qualidade dos produtos.

Quer saber mais sobre o que é um sistema ERP, suas funcionalidades e as vantagens de utilizá-lo? Acompanhe o artigo, vamos explicar tudo para você!

Sistema ERP para a indústria alimentícia: o que é?

Um sistema ERP para indústria alimentícia, também é conhecido como sistema de gestão empresarial. É um software que reúne todas as atividades de uma empresa em uma única ferramenta.

O principal objetivo desse sistema é auxiliar na gestão do negócio e oferecer soluções que integrem todos os setores em um só lugar.

As áreas de produção, controle de estoque e comércio, por exemplo, podem ser integradas, organizadas e controladas neste software.

Esse recurso permite que gestores e empresários tenham todas as informações da empresa de forma pormenorizada e em um único sistema, o que traz muito mais controle para a empresa

Além de facilitar o gerenciamento de dados também permite gerar relatórios. Esses dados centralizados e fáceis de ver impulsionam a tomada de decisões.

Agora imagina que você precisa verificar e monitorar informações em diferentes sistemas e planilhas. Essa prática comum e justa tem um efeito negativo na produtividade e torna a gestão mais desorganizada.

Hoje, existem no mercado softwares especializados para segmentos de alimentos que aprimoram o trabalho diário e aumentam a produtividade do setor.

Existem também sistemas customizáveis ​​para atender às necessidades da sua empresa e do setor em que atua.

Sistema ERP na indústria de alimentos: como funciona?

A funcionalidade dos sistemas ERP para a indústria alimentícia é diversa. Conheça algumas das áreas que podem ser gerenciadas através deste software:

  • Administração: registro de produto e funcionário gestão de contratos, etc;
  • Finanças: contas a pagar e receber, centros de custo, gestão de fluxo de caixa, gestão de planejamento de compras;
  • Fiscal e Contábil: Relatório de lucros e Perdas Faturamento electrónico e outros documentos contábeis e fiscais;
  • Produção: Administração da produção e previsão de vendas com base no consumo médio;
  • Vendas: Gerenciando o processo de vendas. faturamento e preparação de propostas comerciais;
  • Qualidade: controle de qualidade de matérias-primas e produtos manufaturados, desde o recebimento até o armazenamento;
  • Estoque: Registro e gerenciamento de estoque, gerenciamento de compras, etc.
  • Logística: Organização da entrega de produtos e gestão de transportadores.

Tudo isso pode ser feito em um sistema que também permite automatizar processo otimizado e melhorar a comunicação e o fluxo de informações dentro da empresa.

5 vantagens dos sistemas ERP para a indústria alimentícia

Depois de aprender o que é um sistema ERP da indústria alimentícia e como ele funciona, é hora de entender os benefícios de usar este software:

1- Melhorar a gestão de estoque

Quando se trata da indústria alimentícia, o controle de estoque deve ser preciso, pois trata-se de produtos perecíveis. Um sistema ERP simplifica esse processo.

Você pode integrar dados de vendas com estoque, verificar entrada e saída de mercadorias, rastrear datas de vencimento e até identificar quais produtos estão gerando mais lucro.

2- Melhorar o controle de qualidade

O sistema ERP para a indústria alimentícia também é benéfico na otimização do controle de qualidade do seu negócio, pois permite uma inspeção mais precisa.

Com ele, você pode melhorar os sistemas de controle de qualidade de alimentos, como relatórios de não conformidades, controle de lotes e rastreabilidade de itens.

O resultado é uma melhor qualidade e segurança alimentar.

3- Aumentar a produtividade e o lucro

Este software permite aumentar a produtividade automatizando e agilizando tarefas e processos em todas as áreas do seu setor.

O aumento da produtividade afeta diretamente a rentabilidade do negócio.

4- Reduzir enganos e custos

Sistemas ERP automatizados para a indústria alimentícia, evitam o erro humano e o retrabalho, o que pode levar ao aumento dos custos.

Além disso, os custos também podem ser otimizados por meio de uma melhor gestão de estoque, que visa reduzir o desperdício.

5- Planeamento de melhorias

Por meio de relatórios precisos emitidos na ferramenta, também é possível identificar pontos de melhoria e acertos em todas as áreas da empresa.

Com esta informação você pode desenvolver novas estratégias para trabalhar com mais eficiência e desenvolver um plano de baixo risco.

Por exemplo, você poderá determinar o momento adequado para produzir um determinado produto, quando comprar matéria prima, a necessidade de parar a produção de bens não rentáveis, e muito mais.

Quem é a NW Software?

Nós, da NW Software, somos especialistas em desenvolvimento, implementação e suporte dessas soluções tecnológicas inovadoras na área de gestão empresarial (ERP), proporcionando um crescimento real e uma maior geração de lucro.

Estamos há mais de 20 anos ajudando na gestão de empresas e indústrias, otimizando tempo e dinheiro ao tornar os processos mais ágeis e eficientes. Nossa metodologia é exclusiva com implementação rápida, segura e com investimento reduzido.

Sabemos que cada empresa, seja micro ou de grande porte, possui particularidades específicas, por isso nossos sistemas podem ser customizados conforme a necessidade do seu negócio. Além disso, nossas soluções possuem uma interface organizada e intuitiva, proporcionando uma navegação rápida e prática.

Conte com a NW Software para tornar os processos de gestão da sua empresa mais ágeis e eficientes!

Leia também: 8 funcionalidades importantes de um ERP

Artigos Relacionados