NW Software

ERP Contábil

ERP Contábil: o que é e quais as vantagens?

Índice

Você sabe o que é ERP Contábil?

O ERP contábil é fundamental para escritórios de contabilidade e empresas com departamento que lida com esse setor, pois facilita a otimização de diversos processos, com total segurança e confiabilidade.

Se você ainda não está usando essa ferramenta que pode aumentar a produtividade do seu escritório de contabilidade e de seus clientes, você está perdendo tempo e dinheiro. 

Continue lendo nosso artigo e compreenda o que é o sistema de contabilidade online e como ele funciona.

O que é um ERP Contábil?

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, ou traduzindo para nosso português, Planejamento de Recursos Empresariais. Refere-se a um software de gestão integrado que centraliza todas as informações sobre uma empresa independentemente do tamanho ou grupo. O software incorpora dados, recursos, processos de vendas, finanças, contabilidade, estoque, compras, fabricação e logística, com o objetivo de controlar todas as informações da empresa.

O ERP garante uma gestão contábil e financeira completa para as empresas, pois permite a gestão de dados, processos e tarefas de todas as áreas, interligando os setores, permitindo o acesso a todos que são liberados pelo gestor.

Assim, todas as operações do negócio são controladas em um único sistema, que pode ser integrado a outros softwares já em uso na organização.

Um sistema ERP específico para contabilidade é a “espinha dorsal” de uma empresa, pois conecta departamentos e sistemas governamentais para ajudar a gerenciar escritórios de contabilidade. 

Através do uso do ERP de contabilidade online é possível realizar o registro fiscal, gestão contábil e tributária,  gestão de folha de pagamento e encargos trabalhistas, além de muitas outras funções.

Por que usar um sistema ERP para melhorar o gerenciamento de contas?

Ao utilizar um sistema ERP, um escritório de contabilidade poderá contar com muitas facilidades e vantagens, como a otimização do tempo, pois muitas tarefas que antes eram realizadas manualmente pelos funcionários passam a ser automatizadas, gerando mais tempo para a equipe resolver problemas e atender outros pedidos.

Ao adquirir um sistema contábil, a equipe da sua empresa terão mais praticidade no dia a dia, veja alguns exemplos:

  • Realizar o controle contábil e tributário próprio ou dos clientes do escritório;
  • Realizar a escrita fiscal completa no sistema integrado à Receita Estadual e Federal;
  • Emitir e gerenciar as notas fiscais;
  • Fazer o controle patrimonial;
  • Realizar o SPED fiscal e contábil;
  • Gerenciar a folha de pagamentos e outros encargos trabalhistas.

O departamento de contabilidade de uma empresa executa muitas tarefas que exigem muito tempo diariamente ou periodicamente. O ERP contábil atua como uma ferramenta que otimiza essas tarefas. 

Além disso, os dados e informações da empresa tornaram-se um ativo valioso de gestão e servem como base para modificações e melhorias. 

9 benefícios de contratar um ERP Contábil

1. Facilita a tomada de decisões estratégicas

O profissional contábil deve tomar muitas decisões que podem influenciar o destino da empresa. 

Por esse motivo, a vantagem da informação em tempo real facilita a tomada de decisões. Com o ERP, você, profissional de contabilidade, pode acessar uma variedade de dados, como margens de preço de venda, ativos e passivos, margens de lucro entre outras.

2. Reduz os custos operacionais

A automação de processos burocráticos permite que a contabilidade se concentre no core business da empresa.

Além disso, todas as atividades são centralizadas em um sistema. Isso leva à redução de sistemas complementares e adicionais. 

Por exemplo, com um ERP para contabilidade, não faz mais sentido – e não é necessário – ter  um software de controle de estoque, um software para controle de logística, pois com esta única ferramenta é possível controlar todas as atividades 360 ° da empresa, reduzindo custos de TI e manutenção. 

3. Fornece excelente desempenho

Com as requisições automatizadas, seu escritório contábil ganha em produtividade, com processos mais eficientes e objetivos, facilitando a rotina de seus colaboradores.

Com efeito, o sistema de contabilidade online torna as suas tarefas mais ágeis e simplificadas, à distância de um botão, muito diferente da rotina dos processos manuais.

Além disso, com o ERP é possível criar relatórios precisos e poderosos, otimizando assim a integração de outras áreas do seu escritório. Como resultado, a empresa e seus colaboradores passam a prestar serviços cada vez melhores aos clientes, melhorando o atendimento e a entrega.

4. Coleta informações em um só lugar

Um bom ERP reúne todas as informações relevantes em um único lugar, transformando-o em uma espécie de ferramenta adicional que auxilia na gestão do seu negócio, alinhando-se às reais necessidades da empresa.

Esse processo de parametrização otimiza o valor e o volume de dados que circulam no sistema, tornando a análise mais precisa e completa para o uso de outros departamentos da empresa.

5. Inclui setores da empresa

Seu escritório terá uma comunicação mais clara utilizando o ERP, pois integra todas as informações de todas as áreas. Em um exemplo cotidiano, o programa de contabilidade eletrônica simplifica todo o envio de devoluções para corrigir dados do consumidor para emissão de NF. 

Mas, para que essa ação seja realmente efetiva, você precisa escolher um software que se adapte às necessidades do seu negócio.

Por isso, antes de contratar uma ferramenta pesquisar se o sistema ERP oferece a possibilidade de ajustes e customizações, de acordo com as peculiaridades operacionais e administrativas do seu negócio contábil.

6. Aumenta a segurança dos dados

Todo escritório de contabilidade possui registros essenciais e importantes que precisam ser armazenados com segurança por anos ou até mesmo décadas. 

Portanto, ao armazenar adequadamente esses dados no sistema ERP e na nuvem, garante-se total segurança e permite o acesso apenas a pessoas autorizadas que você designar.

7. Possibilita acesso remoto 

Uma grande vantagem, é o acesso remoto que um sistema de contabilidade online permite aos usuários, disponibilizando as informações para qualquer funcionário, permitindo que o acesso seja por meio de um computador tablet ou smartphone. 

Se o seu sistema for uma nuvem, os dados também estarão disponíveis sete dias por semana, 24 horas por dia.

Toda essa comodidade é possível graças a servidores externos que garantem a estabilidade do software, reduzindo ao máximo eventos imprevisíveis como travamentos do sistema ERP e outros possíveis problemas internos.

8. Simplifica o gerenciamento de contas

A automatização de atividades, além de melhorar a eficiência operacional de todo o processo, também simplifica a contabilidade, facilitando o registro de dados de entrada e saída, PDR, métricas de desempenho e outras tarefas habituais da contabilidade.

A contabilidade pode passar horas fazendo essas tarefas. Com o sistema ERP, isso pode ser feito em minutos.

9. Facilita os relatórios

O programa de contabilidade permite obter e imprimir relatórios com total precisão das informações ampliando toda a contabilidade da empresa e entregas para cada um de seus clientes. 

Além disso, arquivos importantes podem ser classificados diretamente no sistema ERP, o que facilita muito a geração de relatórios e nutrição de dados.

Escolha uma empresa de confiança para a implementação do seu ERP Contábil

Por último, mas não menos importante, a escolha da empresa é fundamental, por isso, opte por uma empresa que possui suporte, e que possa atender qualquer problema ou ocorrência com prontidão.

Quem é a NW Software?

Nós, da NW Software, somos especialistas em desenvolvimento, implementação e suporte dessas soluções tecnológicas inovadoras na área de gestão empresarial (ERP), proporcionando um crescimento real e uma maior geração de lucro.

Estamos há mais de 20 anos ajudando na gestão de empresas e indústrias, otimizando tempo e dinheiro ao tornar os processos mais ágeis e eficientes. Nossa metodologia é exclusiva com implementação rápida, segura e com investimento reduzido.

Sabemos que cada empresa, seja micro ou de grande porte, possui particularidades específicas, por isso nossos sistemas podem ser customizados conforme a necessidade do seu negócio. Além disso, nossas soluções possuem uma interface organizada e intuitiva, proporcionando uma navegação rápida e prática.

Conte com a NW Software para tornar os processos de gestão da sua empresa mais ágeis e eficientes!

Leia também: Como implementar as inovações da indústria 4.0 na sua empresa?

Artigos Relacionados