NW Software

Softwares industriais como escolher o melhor

Softwares industriais: como escolher o melhor?

Índice

O software para a indústria é um grande aliado na gestão de processos, isso porque ele possibilita o gerenciamento simultâneo de diversos procedimentos dentro da Indústria 4.0, como compra de matéria-prima, manutenção, qualidade e segurança dos colaboradores.

Neste artigo, vamos apresentar como o software industrial pode ajudar a rotina industrial e como escolher um bom fornecedor, veja em seguida.

Softwares industriais: o seu suporte dentro da fábrica

A expressão “software industrial define um conjunto de processos e métodos que são capazes de administrar dados e informações em nível industrial, ou seja, é um programa eficaz que gerencia diversas informações industriais.

Esse tipo de programa pode ser desenvolvido para diversos tipos de indústria, como: indústria automotiva, indústria de bebidas e alimentos, indústria farmacêutica, indústria química, entre outras. Dentro do que o software industrial pode oferecer podemos citar:

  • Gerenciamento da eficiência e produtividade;
  • Controle de estoque e produção;
  • Gerenciamento de máquinas;
  • Comunicação em tempo real entre máquinas e servidores.

Os softwares industriais podem ser tanto para automação de todos os processos industriais, como também para a automação exclusiva de máquinas. A integração dos processos pode ser customizada, sendo assim, o software se adapta de acordo com a necessidade da indústria.

Softwares industriais em ação nas Indústrias 4.0

A indústria tem passado por muitas evoluções e transformações para se adaptar às inovações tecnológicas. Esse processo é chamado de Indústria 4.0.

Esse conceito sugere que as fábricas tornam-se inteligentes, com a tecnologia como aliada nessa evolução, permitindo o controle dos processos, por meio de dispositivos inteligentes que se conectam entre si. Nesse contexto, os softwares industriais tornaram-se essenciais, pois adicionam eficiência e velocidade aos processos da cadeia evolutiva.

Existem alguns fundamentos e pilares da Indústria 4.0, conheça quais são eles:

Fundamentos da Indústria 4.0

  • Operação em tempo real: as informações são captadas simultaneamente enquanto acontecem, permitindo a tomada de decisões importantes, de forma simples e rápida.
  • Descentralização: na Indústria 4.0 as máquinas passam a fornecer dados e ideias que ajudam a tomada de decisões
  • Modularidade: o uso de módulos permite que a produção seja criada sob a necessidade da indústria, permitindo maior flexibilidade.

Pilares da Indústria 4.0

  • Big data: coleta e análise de dados disponibilizados na Internet;
  • Internet das coisas: equipamentos que são conectados à Internet abrindo diversas possibilidades de uso;
  • Robótica: é a autonomia e novas funcionalidades dos robôs;
  • Integração de sistemas: é a integração de sistemas e informações para tornar o trabalho mais eficiente;
  • Segurança da informação: são soluções de segurança cibernética que mantêm os sistemas protegidos;
  • Armazenamento em nuvem: é o armazenamento de dados em servidores digitais independentes.

Vantagens dos softwares industriais

Obter um software industrial pode proporcionar benefícios para o setor fabril,  veja alguns deles e acesse o conteúdo completo de vantagens aqui.

Confira: Vantagens de um ERP para a indústria

1- Informação em um só lugar

Os softwares industriais são capazes de trabalhar com grande volume de informações, além disso, as informações ficam centralizadas e protegidas.

2- Comunicação integrada

Com o uso de softwares industriais, a comunicação se torna integrada e unificada, pois é possível transmitir informações entre as máquinas e setores.

3- Otimização de tarefas

Com uma rotina mais organizada pelos softwares industriais, o dia a dia se torna mais eficiente, e muitas tarefas são otimizadas, assim como o tempo levado para realizá-las.

4- Redução de custos

O software industrial proporciona redução de custos as fábricas, pois além de promover um planejamento de produção mais assertivo, reduz paradas inesperadas e torna as manutenções mais eficazes.

Como escolher um software para a indústria?

Agora que você já entendeu os benefícios que o software industrial pode proporcionar dentro das indústrias, chegou a hora de escolher qual o mais ideal para você.

Entenda alguns cuidados que devem ser considerados na hora de escolher o fornecedor.

Integração com o ERP

software industrial deve possuir integração com os ERP – softwares que integram todos os dados e informações de uma organização em um único sistema – pois dessa forma é possível automatizar e armazenar todas as informações da indústria.

Experiência de mercado

Existem diversos softwares disponíveis no mercado, mas, não são todos que possuem experiência prática em indústrias.

O desenvolvimento de um software industrial requer conhecimento profundo na cadeia produtiva e nos processos de gestão industrial, por isso, opte por aquele fornecedor que já possui cases industriais em seu portfólio.

Suporte e assistência técnica

Até mesmo os melhores softwares podem apresentar problemas e falhas, dessa forma, ter o fornecedor como parceiro e com um suporte rápido e acessível, é a melhor forma de solucionar o problema da forma mais rápida possível.

Ao contratar o fornecedor de software industrial questione sobre a assistência técnica e treinamentos e veja quais são as opções oferecidas.

Conte com a NW Software para ser o seu fornecedor

A NW Software é uma empresa com mais de 20 anos de mercado,  especializada no desenvolvimento e na implementação de soluções na área de gestão empresarial (ERP).

Os principais diferenciais oferecidos pela NW são a assistência e suporte técnico de qualidade, sem limites de horas, além de uma implantação eficaz, segura e econômica.

Fale com a NW Software e encontre a solução perfeita para a sua indústria.

Artigos Relacionados