NW Software

(19) 3475-4141

Segurança da Informação – Cuidados e alertas

A internet se tornou uma ferramenta fundamental na rotina das pessoas, e nela, milhões de bits e bytes de informação circulam a cada segundo. Diante dessa expressiva quantidade de dados, pensar em segurança da informação é essencial. 

Continue a leitura e saiba o que é segurança da informação e quais são as melhores ações a se tomar em relação a elas.

O que é segurança da informação?

A segurança da informação é uma combinação de esforços e medidas destinadas a proteger os dados de usuários, organizações e empresas, especialmente os mais sensíveis. Isso inclui dados corporativos e governamentais confidenciais, informações de identificação pessoal, informações de saúde, propriedade intelectual, dados e sistemas de informação

O objetivo central da segurança da informação é proteger, independente da ocasião, para que os dados estejam imunes de  intrusões e outras ações maliciosas que possam comprometer a confidencialidade, integridade e valor das informações. 

A segurança da informação é importante pois protege todos os dados contra roubo e danos.  Sem uma política de segurança cibernética, sua organização não pode se defender contra violações de dados mal-intencionados.

No passado, era muito comum utilizar firewalls – programas de software que filtram e examinam as informações provenientes – mas, hoje é preciso mais que isso para garantir a segurança completa dos dados. 

Em 2021, a Check Point Research (CPR), divisão de Inteligência em Ameaças da Check Point, observou que no mundo aconteceram 50% mais ciberataques por semana em redes corporativas em comparação ao ano de  2020.

No Brasil, segundo a Fotinet – empresa estadunidense de segurança da informação – em 2021 os ataques cibernéticos tiveram um aumento de 950% com relação a 2020. Alarmante, não é mesmo? 

Diante desse cenário, é de suma importância pensar na segurança de informação da sua empresa. Veja adiante, algumas orientações de como garantir uma boa segurança de dados e informações. 

Os pilares da segurança da informação

Para garantir que não haja ataques cibernéticos, o ideal é construir uma barreira com diversas camadas apoiadas nos pilares da segurança da informação, sendo eles confidencialidade, integridade e disponibilidade. 

Confidencialidade

O conceito de confiabilidade se relaciona com o ideal de  privacidade das informações, ou seja, da restrição do acesso.

A segurança da informação, nesse ponto, é pensada e inserida para garantir o sigilo de dados mais sensíveis, evitando assim que ações maliciosas possam expor o seu conteúdo e causar prejuízos para a empresa.

Integridade

O conceito de integridade se relaciona à confiabilidade dos dados. O foco maior está em garantir que as informações se mantenham corretas, livres de possíveis alterações  

A integridade é um valor muito relevante no cenário empresarial, uma vez que as decisões precisam se embasar em dados concretos e precisos.

Disponibilidade

O foco da disponibilidade está em manter os dados e as informações sempre acessíveis e disponíveis para serem utilizados. 

Atualmente, como as empresas estão utilizando mais de sistemas de informação, qualquer problema na disponibilidade desses dados pode inviabilizar decisões, contratos, vendas e outras ações necessárias, além de prejudicar a relação com o cliente.

A importância da segurança da informação

Na atualidade, a segurança da informação tem grande valia para empresas e organizações. 

Ser hackeado não é apenas uma ameaça direta aos dados das empresas, mas também a credibilidade que a marca transparece. 

Independente do tipo e tamanho do negócio, investir em segurança da informação é uma atitude de proteção a sua marca e empresa. 

A maior parte dos negócios e transações, são feitas no ambiente online, com as novas tecnologias habilitadas por meio da internet, os perigos do crime cibernético se tornam ainda mais sérios.

Sem políticas e sistemas adequados para garantir a segurança, os riscos de acessos indesejados, quebra de sigilo e fraudes nas comunicações são problemas que podem ser constantes.

Veja, a seguir, quais recursos e ações podem ser adotadas para garantir segurança da informação dentro de empresas. 

O que é um ataque cibernético? 

Os ataques cibernéticos costumam ser feitos por criminosos que atuam no ambiente online, conhecidos por hackers ou crackers. A motivação desse tipo de crime pode variar. 

Esta é uma pergunta difícil de ser respondida. As causas que levam um hacker\cracker a cometer um crime como o ataque cibernético, são muitas. Ela pode estar relacionada, em alguns casos, a um simples ato de vaidade, enquanto em outros, a intenção é realmente a de cometer um crime por meio de um roubo.

O roubo pode ser monetário, mas também pode ser de informações privilegiadas. Um ataque cibernético pode levar a uma catástrofe mundial, já que atualmente, sistemas controlam desde meios de transporte até bombas atômicas.

Minha empresa pode correr o risco de ser atacada ciberneticamente? 

Qualquer computador é passível de ataques cibernéticos, mas os hackers\crackers buscam empresas ou pessoas que guardem consigo informações privilegiadas a ponto de conseguir algo em troca desse furto. 

Se você lida com computadores e guarda nele informações relevantes de alto sigilo da sua empresa, você precisa criar ações que criem uma segurança de informações.  

Melhores ações a se tomar em relação a segurança da informação 

Você já entendeu o que é a segurança da informação e como ela é fundamental para garantir a saúde do negócio, mas você sabe o que é preciso para torná-la realmente eficiente?

Crie uma política de segurança da informação

O primeiro passo é conscientizar, treinar e preparar o ambiente de trabalho. 

Criar uma política e aplicá-la, não é uma tarefa simples, mas é essencial! Crie uma cultura interna voltada para a segurança da informação, reforçando o ideal e a relevância desse tema nos colaboradores.

De nada adianta altos investimentos em equipamentos de alto nível, se os recursos de segurança da informação não estão alinhados. 

Automatize os backups

Os backups são ferramentas para manter a disponibilidade – um dos pilares da segurança da informação. A automatização de backups é uma das ações mais eficientes para reforçar essa disponibilidade.

Os backups garantem que os dados se manterão protegidos e acessíveis, mesmo em situações críticas. 

A automatização dos backups evita erros humanos, como o esquecimento de gerar cópias dos dados, e otimiza o cronograma de trabalho. 

Tenha um plano de crise 

Se os dados da sua empresa forem atacados hoje, como você iria lidar com isso? A segurança da informação também precisa se apoiar em estratégias de prevenção, antecipando riscos. 

Sendo assim, é altamente recomendado que a empresa trabalhe com uma gestão de riscos de TI. Nesse plano, os profissionais precisam verificar de forma ativa os sistemas, procurando falhas e identificando pontos de atenção que podem dar margem a rupturas na segurança. 

Prevenir-se é sempre a melhor atitude, não espere ter prejuízos de dados para começar a cuidar das informações da sua empresa. 

Utilize ferramentas de criptografia para senhas

Outro procedimento de segurança da informação que toda empresa precisa adotar são as ferramentas de criptografia de senhas. Essa é uma das medidas mais básicas para proteger o acesso aos sistemas. 

A criptografia funciona como uma proteção que impede que o conteúdo das senhas possa ser acessado por softwares maliciosos e hackers .A tecnologia se baseia em criar chaves próprias para embaralhar os caracteres, inviabilizando a leitura da informação. 

Configure firewalls

Uma das maneiras de proteger as informações da empresa é por meio de firewalls, que são uma tecnologia que qualifica a comunicação de dados entre empresas e fontes externas. Ela funciona filtrando o fluxo de dados, permitindo somente acessos autorizados em portas específicas.

Atualmente, grande parte dos sistemas operacionais já incluem firewalls, mas quando os dados são mais precisos e robustos o ideal é contar com a ajuda de profissionais de TI para configuração.

Instale e atualize constantemente software antivírus

As definições de vírus foram atualizadas! Essa é uma das frases mais clássicas quando o assunto é antivírus, e ela te dá uma dica muito valiosa: atualize constantemente os seus softwares antivírus.  

Diariamente são criados novos softwares maliciosos, malwares e tantas outras “pragas virtuais” para burlar a segurança dos dados.

Por conta disso, é fundamental que a empresa não só instale softwares de antivírus em suas máquinas e sistemas, mas mantenha-as sempre atualizadas. 

Use um Cloud Computing

A computação na nuvem é uma forma mais segura de armazenar dados e torná-los disponíveis. 

Além disso, as nuvens são uma forma eficiente de evitar a perda de documentos. 

Como um ERP pode ajudar na segurança da informação?

Buscar por empresas de software que vão ajudar a criar uma rede segura para suas informações é algo fundamental. 

O ERP é um sistema de gestão integrado que permite o armazenamento de dados na nuvem, com informações criptografadas que impedem o acesso de pessoas de fora da companhia. 

Por meio de um ERP é possível incluir módulos exclusivos que vão facilitar a rotina, ajudar no alinhamento do time e garantir mais segurança das suas informações e de seus clientes e evitar fraudes. 

Você conhece a  NW Software? Somos uma empresa especializada em soluções corporativas na área de gestão empresarial (ERP), e podemos te ajudar a criar um ambiente seguro para as informações e dados da sua empresa.