Ter uma gestão de qualidade é essencial para empresas – de pequeno ou grande porte – que buscam uma maior produtividade, organização e diminuição de custos operacionais em seu negócio, enquanto paralelamente gera credibilidade com seus clientes.
De modo simplificado, trata-se da implementação de uma estratégia eficiente, segmentada em processos, que eleva ainda mais a qualidade da empresa e do serviço e/ou produto que ela oferece, trazendo um conjunto de benefícios:
- Impulsionamento de resultados;
- Maior satisfação e, consequentemente, fidelização dos clientes;
- Geração de mais lucro;
- Melhor visibilidade e destaque no mercado;
- Maior desenvolvimento e rendimento dos colaboradores.
No entanto, para ter uma gestão de qualidade realmente eficaz, que consiga proporcionar os benefícios citados acima, é necessário seguir e adotar alguns processos específicos durante a sua implementação.
Pensando nisso, conheça agora 5 processos essenciais – que fazem toda a diferença – para uma gestão de qualidade em seu negócio:
1. Visão geral e mapeamento das atividades
O primeiro processo é entender que todas as etapas do seu negócio, desde o planejamento até o produto e/ou serviço final, são importantes e resultam diretamente na qualidade obtida.
Entender a necessidade de uma boa interação entre os setores da empresa e mapear as atividades realizadas por cada um deles é essencial para um melhor controle geral.
2. Colaboração dos funcionários cientes
Para que o sistema de gestão de qualidade implementado seja bem-sucedido é imprescindível que todos os funcionários estejam cientes disto e cooperem, afinal, eles estão envolvidos em todo o processo.
Lembre-se de comunicar o objetivo desta estratégia de modo claro, sem deixar dúvidas, pois é através deste processo que a produtividade e o foco dos profissionais tendem a aumentar. Treinamentos também são indicados para melhorar a capacitação e, consequentemente, diminuir erros evitáveis.
3. Acompanhamento de dados para uma gestão de qualidade
Este processo é extremamente necessário para pontuar, através de dados concretos, o desempenho e a evolução gradual desta estratégia e, assim, poder tomar decisões assertivas baseadas em fatos.
Uma das maneiras mais rápidas e práticas de conseguir esses dados, de modo apurado e organizado, é através de soluções tecnológicas na área de gestão empresarial (ERP).
4. Feedback dos clientes
Além dos dados citados anteriormente, saber a opinião do cliente é indiscutivelmente necessário, pois com o feedback é possível entender pontos de melhoria e falhas através de uma outra perspectiva e, assim, identificar as necessidades e expectativas do consumidor em relação à empresa.
5. Melhorias constantes para uma gestão de qualidade
Através dos dados e feedbacks recebidos, os pontos de melhorias e os problemas foram identificados, então é hora de agir! Solucione os problemas, corrija as falhas e melhore o que precisa ser melhorado – sempre de forma eficiente, rápida e com constância.
Seguir todos esses processos para ter uma gestão de qualidade bem-sucedida pode parecer complicado e trabalhoso à primeira vista, mas é realmente essencial para o seu negócio.
Com o BOOM da internet, os clientes não precisam mais se preocupar em ir atrás de produtos e/ou serviços, na realidade, basta apenas um clique para estarem cercados de opções de todos os tipos.
Esta situação, no entanto, vem tornando os consumidores cada vez mais exigentes e seletivos, por isso é tão importante que o seu negócio se destaque entre os demais e isso é possível através de uma gestão de qualidade.
Facilitando os processos de gestão
Visando facilitar e otimizar todos os processos de gestão, atualmente é possível contar com os ERP’s.
Os ERP’s (Enterprise Resource Planning) são softwares para gestão empresarial, que conseguem integrar todas as áreas de um negócio em uma única ferramenta.
Isso significa que usando apenas uma única ferramenta é possível ter:
- Coleta automática de dados;
- Atualização dos dados em tempo real;
- Visão completa de relatórios com informações precisas;
- Comunicação integrada;
- Otimização de tarefas.
Nós, da NW Software, somos especialistas em desenvolvimento, implementação e suporte dessas soluções tecnológicas inovadoras na área de gestão empresarial (ERP), proporcionando um crescimento real e uma maior geração de lucro.
Estamos há mais de 20 anos ajudando na gestão de empresas e indústrias, otimizando tempo e dinheiro ao tornar os processos mais ágeis e eficientes. Nossa metodologia é exclusiva com implementação rápida, segura e com investimento reduzido.
Sabemos que cada empresa, seja micro ou de grande porte, possui particularidades específicas, por isso nossos sistemas podem ser customizados conforme a necessidade do seu negócio. Além disso, nossas soluções possuem uma interface organizada e intuitiva, proporcionando uma navegação rápida e prática.
Conte com a NW Software para tornar os processos de gestão da sua empresa mais ágeis e eficientes!