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Erros ao criar MVP

Erros para evitar ao criar um MVP

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Com os recentes avanços tecnológicos e aumento da concorrência, surge a necessidade de novos produtos para atender às novas necessidades. E através de um MVP você pode fazer um teste sem gastar muito para verificar se a sua solução é eficaz para resolver problemas de seus clientes antes de investir tempo e dinheiro no desenvolvimento de um produto complexo.

O que é MVP? Um MVP significa “produto mínimo viável”, ou seja, um produto que foi desenvolvido só com as funções mais básicas e com um custo baixo para ser lançado como uma versão de teste e mais tarde ter mais funcionalidades adicionadas conforme a empresa que desenvolveu for recebendo feedback dos consumidores.

Então é possível mensurar se a sua solução foi eficaz para seus clientes sem ter muitos gastos, e depois desenvolver versões do mesmo produto com funções além das básicas. Economiza tempo, dinheiro e é melhorado de forma mais assertiva, por seu aprimoramento ser baseado em feedbacks.

Um MVP é capaz de testar a viabilidade do seu produto no mercado, evita desperdício de recursos, mas existem erros que podem ser cometidos no seu desenvolvimento. Veja a seguir os 8 erros mais cometidos ao se criar um MVP:

1 – Perfeccionismo

Este erro vai contra o próprio conceito de MVP, por se tratar de um produto mais básico para teste, não há necessidade de já solucionar um problema principal e outros ao mesmo tempo.

Claro que não vai entregar um produto feito às pressas de qualquer jeito, mas como uma característica do MVP é ser produzido rápido, não deve tomar tempo demais para ser produzido.

2 – Lentidão

É importante pegar rapidamente as informações que precisa para desenvolver seu produto de testes e não demorar no seu desenvolvimento.

A demora para elaborar um MVP pode te fazer perder tempo demais numa solução, ou ainda ficar desenvolvendo funcionalidades demais para um produto que pode não ter boa aceitação no mercado.

3-  Produto simples não é ruim

Um produto mais simples pode ser capaz de resolver um ou mais problemas dos seus clientes, e ter muita qualidade. 

Ser simples é uma das características do MVP que na ansiedade de um desenvolvimento pode ser esquecida por algumas empresas, mas é muito importante lembrar dela para que não se faça gastos muito altos num produto mínimo viável antes da hora.

4 – Muito tempo de teste

Tenha um prazo definido para fazer os testes do seu MVP e não prolongue o tempo estipulado. Para otimizar o tempo de teste aproveite conforme forem chegando os feedbacks para já começar a discutir e ter ideias de melhorias do produto com a sua equipe.

Deste modo vai economizar tempo de produção e testes, podendo colocar o produto final no mercado de forma mais rápida e lucrar logo sobre a sua solução com os aprimoramentos.

5 – Testes com público muito amplo

Se os testes do produto são levados até pessoas que não têm nada a ver com a persona definida, ou seja, com o cliente ideal para o seu MVP pode acabar colhendo feedbacks negativos, ou insatisfatórios do seu produto.

Isso pode afetar no desenvolvimento da versão final do MVP, que será o produto completo, e também a sua persona não querer consumir sua solução final, já que o público com o qual testou deu um rumo diferente do esperado no processo de desenvolvimento.

6 – Não usar feedbacks

Uma das grandes vantagens de se criar um MVP para testes e verificar aceitação dos clientes é exatamente a possibilidade de receber feedbacks da persona para que possa melhorar o produto.

Muitas vezes o que pode levar os desenvolvedores de um MVP a ignorar os feedbacks é a vaidade de pensar que eles sabem mais sobre as necessidades dos clientes que eles mesmos. Ou então pensar que já acertou de primeira tentativa e produziu um MVP perfeito que não tem necessidade de melhorias.

Então não adianta dedicar um tempo na coleta de feedbacks e não implementar as melhorias que foram pedidas por quem vai comprar a sua solução. Se os clientes falarem que o produto está no caminho certo, sem sugestão de melhorias, é só continuar o trabalho.

7 – Desatenção às métricas

Embora o objetivo do desenvolvimento de qualquer produto, no caso um MVP ou um produto já completo, seja a venda, porque ela que coloca dinheiro no caixa a empresa, o objetivo de um MVP não é apenas a venda, mas verificar se o produto criado é capaz de solucionar o problema específico da persona para a qual foi idealizado.

Ao dedicar mais tempo para analisar as métricas, conseguirá perceber se a persona escolhida para este MVP teve uma boa aceitação do seu produto, se há possibilidade de comprarem novamente ou se estão aguardando aprimoramentos do produto.

8 – Avalie a necessidade de um MVP

Cuidado com a ansiedade ao criar um MVP, é bom que faça uma análise cuidadosa do seu nicho de atuação para saber se a solução ou ideia que pensou é realmente inovadora, ou se vai apenas replicar recursos que seus concorrentes.

Caso a sua ideia de MVP já tenha sido feita por uma outra empresa, validada e já vendem como um produto final, tente focar em como pode melhorar a experiência do usuário neste produto para produzir um parecido, mas com diferenciais que façam o clientes escolher o seu ao invés da concorrência. 

Ao começar a ter as primeiras ideias para criar seu MVP, é importante que sua equipe de desenvolvimento tenha possibilidade de tirar seu projeto do papel e fazer dele um produto inicial para testes tanto de aceitação, como de volume de vendas. 

Todos estes erros nos mostram uma espécie de mapa para fugir da proposta original de um MVP, que é um produto com o custo mínimo e que seja viável sua produção e processos de validação no mercado. Lembre-se que o foco de qualquer produto, seja um de testes como o MVP, ou um produto já validado, é solucionar problemas do consumidor. Não caia no erro que mencionamos acima de pensar que sabe mais que o cliente sobre as necessidades dele.

Uma dica para obter sucesso quando começar a criar seu MVP é estar sempre atento e flexível durante todo o processo de desenvolvimento e planejamento, além de lembrar-se destes 8 erros listados aqui para que não desperdice tempo e investimentos além do necessário.

Por isso, reforçamos, conte com a NW Software para tornar seu negócio mais tecnológico, ágil, eficiente e operacional!

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