Você sabe a diferença entre CRM e ERP?
Os objetivos das duas plataformas são muito diferentes: o CRM foca no relacionamento com o cliente, enquanto o ERP foca na gestão de processos em diferentes áreas da empresa.
Atividades como gestão financeira, contas a remunerar comissões e faturamento são funções do ERP. Já o CRM é responsável pelo gerenciamento de vendas, volume de vendas e faturamento.
No entanto, na hora de contratar um dos sistema algumas pessoas confundem os dois. Para resolver essa confusão, escrevemos neste artigo a diferença entre CRM e ERP e quando escolher uma das ferramentas.
O que é CRM?
O primeiro passo para entender a diferença entre CRM e ERP é estar familiarizado com os dois conceitos.
Vamos começar pelo CRM, que significa Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com o cliente, traduzido para o português.
Um CRM é, portanto, um software que se concentra em facilitar o contato com clientes em potencial e permite acompanhar as negociações em andamento em único lugar.
A ferramenta registra as interações que cada contato teve com a empresa. Isso facilita o trabalho dos vendedores que podem apresentar abordagens mais individuais e convincentes de acordo com os interesses e necessidades de cada cliente.
Quais são os benefícios de usar o CRM?
As ferramentas de CRM são usadas em situações em que os clientes exigem um serviço mais próximo durante todo o processo de compra. Dentro das vantagens de usar um CRM estão:
1- Dados organizados:
As empresas que usam planilhas para gerenciar as negociações em andamento estão propensas a enganos e esquecimentos. Afinal, toda vez que ligar, lembre-se de anotar tudo o que foi dito. O problema é que essas lacunas de dados podem causar perda de vendas. Por outro lado, o CRM coleta informações como histórico de interação e causa da perda. Isso torna mais fácil para os vendedores continuarem trabalhando depois de deixar a empresa.
2- Gerenciar processos de vendas:
O CRM permite que as empresas organizem e gerenciem seus processos de vendas em um só lugar e acompanhem o funil de vendas em tempo real. Isso permite que você saiba onde estão as negociações para que você possa controlar seus empenhos.
3- Integrações:
Os melhores CRMs do mercado permitem integrar ferramentas como e-mail, calendários e a plataforma de automação de marketing. Assim, os comerciantes não precisam perder tempo alternando entre diferentes plataformas. Resultando em vendas melhores e mais velozes.
O que é ERP?
ERP, por sua vez, é a abreviação em inglês de Enterprise Resource Planning, ou planejamento de recursos da empresa.
Uma plataforma ERP tem ampla aplicação: é utilizada para gerenciar a empresa em geral, incorporando dados de diversas áreas, como finanças e contabilidade.
Outra característica do ERP é a possibilidade de contratação de módulos.
A ideia é que o fluxo de informações em uma organização seja interconectado para que cada setor troque uns dos outros ao mesmo tempo.
O objetivo, como o próprio nome da ferramenta já sugere, é reduzir custos e trazer mais eficiência aos processos de negócios.
Quais são os benefícios de usar o ERP?
Muitas empresas demoram a adotar tais ferramentas por entender que o custo inicial é alto. No entanto, deve-se ter em mente que o investimento gera retornos de longo prazo com maior economia de recursos e eficiência da plataforma.
Entenda melhor sobre os benefícios de usar o ERP:
1- Aumento da produtividade:
Com a otimização de processos pelo ERP, as equipes também obtêm mais produtividade. A busca de dados de outros setores, a formatação de relatórios e outras operações antes manuais são automatizadas pela ferramenta, deixando os funcionários com mais tempo livre para focar nas atividades mais estratégicas da empresa.
2-Decisões orientadas por dados:
O ERP provê relatórios que permitem que você tome decisões com base mais em números do que em suposições. Também ajuda a equipe a acompanhar o que está acontecendo e a evitar atividades fragmentadas que têm pouco a ver com as metas de negócios
3- Áreas integradas:
É comum as empresas possuírem departamentos que trabalham separadamente, sem comunicação entre si. O problema é que isso leva à repetição do trabalho, com duas áreas diferentes tendo que recuperar os mesmos dados, por exemplo. É aí que entra o ERP. Ele permite agregar e distribuir essas informações para todos os stakeholders. Como resultado, a empresa estabelece padrões de processo, elimina gargalos aumentando a flexibilidade.
4- Diminuição de custos:
As alterações mencionadas no ponto anterior podem representar custos elevados para a empresa. Recursos como tempo da equipe e materiais devem ser usados ao máximo. Caso contrário, seu negócio estará exposto ao impacto no caixa. Nesse sentido, o ERP permite trabalhar com mais eficiência, automatizar tarefas repetitivas e produzir mais com menor custo.
CRM ou ERP: qual escolher?
Agora você já conhece os conceitos, recursos e benefícios de um CRM e de um ERP.
Como você pode ver, as plataformas servem a intentos muito diferentes. Enquanto o CRM se concentra em melhorar o relacionamento com os clientes, o ERP se concentra na melhoria dos processos operacionais da empresa. A escolha entre um e outro vai depender das suas necessidades naquele momento.
Quando escolher um CRM?
O CRM é a melhor escolha quando o foco do seu negócio é tornar o trabalho da sua equipe de vendas mais eficiente, sempre focando na melhoria do relacionamento com o cliente.
Quando escolher o ERP?
Já o ERP é ideal para empresas que precisam integrar dados de diferentes áreas do negócio e ter mais controle sobre essas informações. Estoques, finanças, compras e vendas são setores que podem se beneficiar.
Além disso, é possível dentro do ERP ter um CRM.
Quando ambos devem ser usados?
Após a leitura, você entendeu que precisa utilizar as duas ferramentas? Tudo bem! O CRM e o ERP podem ser combinados dentro de uma estratégia empresarial.
Assim, é possível padronizar os processos de diversas áreas e melhorar o relacionamento e gestão com potenciais clientes e colaboradores.
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