NW Software

Micro e pequena empresa

ERP para micro e pequenas empresas

Índice

Você sabe o que é um ERP e como ele pode ser útil em micro e pequenas empresas?

Ter um sistema para ajudar a administrar um negócio não é algo exclusivo das grandes corporações. Aliás, a maioria das grandes empresas um dia foram pequenas, e com certeza, a gestão eficaz ajudou elas a alcançar um novo patamar.  

Com um processo claro e automatizado, o crescimento dos negócios tornou-se algo mais linear, e acessível a pequenas empresas. 

Micro e pequenas empresas podem se beneficiar da implementação de ERP para agilizar processos, aumentar a produtividade e manter o controle financeiro. Existem muitas opções de software no mercado que oferecem ótimas ferramentas adequadas para diferentes tipos de negócios.

Quer saber mais sobre o ERP para pequenas empresas e como ele pode ajudar sua empresa a crescer? Vamos explicar tudo para você a seguir. 

O que é um sistema ERP?

Em inglês, a abreviatura significa Enterprise Resource Planning, que traduzido é o planejamento de recursos empresariais. Este sistema serve para fornecer dados administrativos da empresa como vendas, estoque, gestão financeira, além de integração com sistemas de faturamento e outros documentos relacionados.

O foco de um sistema ERP é a integração de todos os aspectos, permitindo total visibilidade dos setores e ativos empresariais. Isso proporciona muitos benefícios para os gestores e para a saúde da empresa, pois ela consegue crescer de forma ordenada e sustentável.

Qual a importância do ERP para uma pequena empresa?

Mesmo que você seja uma empresa pequena, é importante estar no controle de tudo o que você faz para que não atrapalhe seu crescimento. Segundo o IBGE, cerca de 60% dos pequenos negócios fecham antes dos 5 anos.

Entre outros fatores, isso ocorre pela falta de gestão qualificada e também pela informalidade dos processos, que muitas vezes ficam em planilhas, sistemas separados e até mesmo em papel.

As informações contidas no ERP podem facilitar a gestão de todos os processos da empresa. O sistema é automatizado e integrado, e os empreendedores não precisam se preocupar com processos complicados que muitas vezes atrapalham o fluxo do dia a dia. 

Entenda quais são os benefícios de um sistema ERP para uma micro e pequena empresa. 

Melhoria da eficiência de processos com ERP para micro e pequenas empresas

Para pequenas empresas, o ERP melhora a eficiência dos processos e, em última análise, proporciona maior produtividade para os responsáveis ​​pela análise de dados. 

Com ferramentas de gestão mais arcaicas, como planilhas Excel, há um risco muito maior de ter informações incompletas ou incorretas, o que pode afetar negativamente o resultado final da empresa.

Melhoria de gestão das entregas

Com um sistema ERP integrado para pequenas empresas, a produtividade aumenta e o fluxo de dados se torna mais flexível, o que ajuda a obter melhores resultados. 

O sistema também permite uma melhor gestão desses embarques graças a um banco de dados integrado, facilitando a tomada de decisões e agilizando o trabalho do gestor, que não precisará mudar de ambiente para realizar diferentes tarefas.

Como o ERP fornece o histórico do banco de dados embutido nele, é possível identificar padrões ou flutuações no comportamento dos ativos.

Avaliação de custos

O sistema ERP fornece um relatório abrangente que permite analisar o custo total da empresa. Isso permite que o empresário tome decisões mais precisas ao aparar ou deslocar custos e investir em ações mais rentáveis.

Outro benefício é analisar os membros da equipe e seu trabalho identificando pontos que precisam ser melhorados. Com relatórios fornecidos pelo sistema, um empresário pode tirar conclusões mais informativas que afetarão diretamente sua renda.

Melhoria na gestão de ERP para micro e pequenas empresas

Muitos empreendedores aprendem gestão na prática apenas quando a empresa já está aberta. Mesmo com seminários, cursos e outros treinamentos, quando se trata de gestão, nada é mais eficaz do que a rotina e o dia a dia.

Qualquer ajuda para pequenas empresas é bem-vinda, e o ERP pode resolver muitos dos problemas que novas empresas enfrentam. No início, as pequenas empresas costumam ter poucos funcionários, por isso um sistema ERP é essencial para a produtividade dos empreendedores. 

Melhor visibilidade de ativos

Os ativos de uma empresa incluem recursos financeiros e humanos, mas também ativos intangíveis, como cultura corporativa e ativos materiais, como ferramentas e máquinas.

Além dos dados, o ERP permite visualizar esses outros ativos, dando aos gestores ou empreendedores uma visão completa de todo o universo da empresa.

Segurança

A preocupação com a segurança é um dos pilares dos sistemas ERP. Os empresários não precisam se preocupar com a vulnerabilidade de seus dados, pois os sistemas utilizam as mesmas diretrizes dos bancos para garantir absoluta confidencialidade e sigilo. 

Dessa forma, todas as comunicações são realizadas exclusivamente entre a empresa e o software, sem possibilidade de troca de informações com terceiros.

O contratante também pode outorgar permissões diferentes para cada função, escolhendo o que cada funcionário pode acessar e modificando essas permissões a qualquer momento.

Tomada de decisão com ERP para micro e pequenas empresas

Com todas as funções do ERP, o empreendedor fica mais ágil no processo de tomada de decisão, pois os relatórios acessíveis são completos.

Assim fica mais fácil decidir quando é preciso cortar custos, investir em um setor ou desligar um funcionário da empresa. Com informações confiáveis Cada situação se torna mais objetiva e a probabilidade de erro é diminuída.

Quem é a NW Software?

Nós, da NW Software, somos especialistas em desenvolvimento, implementação e suporte dessas soluções tecnológicas inovadoras na área de gestão empresarial (ERP), proporcionando um crescimento real e uma maior geração de lucro.

Estamos há mais de 20 anos ajudando na gestão de empresas e indústrias, otimizando tempo e dinheiro ao tornar os processos mais ágeis e eficientes. Nossa metodologia é exclusiva com implementação rápida, segura e com investimento reduzido.

Sabemos que cada empresa, seja micro ou de grande porte, possui particularidades específicas, por isso nossos sistemas podem ser customizados conforme a necessidade do seu negócio. Além disso, nossas soluções possuem uma interface organizada e intuitiva, proporcionando uma navegação rápida e prática.

Conte com a NW Software para tornar os processos de gestão da sua empresa mais ágeis e eficientes!

Leia também: 5 processos essenciais para uma gestão de qualidade no negócio

Artigos Relacionados