Uma máquina de vendas é um modelo de negócio escalável, formado por uma estrutura de ações e processos que, unidos, proporcionam e sustentam o crescimento constante da captura de leads qualificados.
Mas, para se construir uma máquina de vendas, são necessários alguns esforços, visto que não se trata de um trabalho simples. Afinal, estabelecer um modelo rentável, funcional e constante de crescimento é algo que pode mudar para sempre o destino das vendas na indústria e, por consequência, o destino de seus donos e até mesmo funcionários.
Escalabilidade das vendas
Mas, afinal, o que faz uma máquina de vendas? Uma máquina de vendas estabelece um modelo de negócio que é escalável.
E o que isto quer dizer?
Significa que a empresa encontra uma forma de aumentar seus lucros sem aumentar seus custos, e pode reproduzir este modelo de maneira constante e repetida.
Assim, todo o planejamento estratégico da empresa é voltado para estabelecer padrões escaláveis de negócio, gerando um crescimento contínuo.
Dentro de um negócio, há dois modelos de escalabilidade:
– Escalabilidade Horizontal
Na máquina de vendas, o modelo de escalabilidade horizontal diz respeito a se tornar referência de mercado em geral. Assim, a empresa busca diversificar suas atividades, atendendo uma gama muito mais variada de segmentos e clientes.
– Escalabilidade Vertical
Na máquina de vendas, o modelo de escalabilidade vertical busca escalabilidade em seu próprio nicho de mercado, com foco no chamado core business, ou seja, em suas atividades principais.
Como criar uma máquina de vendas nas indústrias?
Uma máquina de vendas deve ser escalável, previsível e rentável. Deve usar informações e dados precisos para fortalecer os canais de venda e geração de leads.
Sendo assim, é necessário passar por algumas etapas importantes:
- Construção de funis de venda;
- Métricas para cada funil;
- Montagem de equipe;
- Definição de metas;
- Criação de playbook para cada área (ou funil);
- Estratégias para a rotina operacional;
- Conseguir ter uma visão geral de cada processo, com a ajuda de um ERP.
A Importância do CRM para Máquina de Vendas
Para atração, satisfação e fidelização de clientes é importante o uso de um sistema tecnológico que otimize a integração de dados de todos os setores de uma empresa.
Atualmente, nenhuma empresa se sustenta sem um bom CRM – Customer Relationship Manager. E criar uma máquina de vendas sem um software ERP é simplesmente impossível.
Isto porque uma solução tecnológica como um ERP, integra dados de todos os setores da empresa, organiza documentos e facilita a comunicação interna e externa.
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