Em um mercado com clientes cada vez mais exigentes, tanto com relação à qualidade dos produtos quanto ao tempo em que eles levam, desde a compra até o momento em que chegam à casa do cliente, a logística exerce um papel fundamental para o fechamento do ciclo de venda e entrega.
Ser eficiente nessa parte do processo é fator determinante entre o sucesso e o fracasso de uma empresa, essa eficiência faz com que empresas com estruturas relativamente menores fidelizem mais seus clientes se compararmos com outras empresas de grande porte, que, por melhor que seja seu produto não possuem uma logística bem estruturada, e essa carência é sentida pelos clientes na etapa da entrega do produto.
Entenda mais a seguir:
- A visão do cliente
- O que é preciso para ter mais segurança na cadeia logística?
- Riscos e ameaças
- Conheça a ISO 28000
A visão do cliente
Naturalmente, o cliente não faz ideia, e muito menos está preocupado com as dificuldades ou adversidades que as empresas passam para poder atendê-lo com eficiência, ele apenas quer ser atendido da melhor maneira possível. Sendo assim, cabe a você, empresário, adotar medidas para não transferir para o cliente qualquer evento de não conformidade no processo logístico.
O que é preciso para ter mais segurança na cadeia logística?
Um processo logístico para ser eficiente e confiável deve ter processos claros, bem definidos e o componente mais importante que é a possibilidade de execução. Infelizmente algumas empresas elaboram processos complexos e com linguagem fora do contexto do colaborador que vai executar a tarefa. Essa combinação de dificuldades é o que faz um processo ser mais ou menos eficiente que o outro, independentemente do porte da empresa.
Mesmo com processos eficientes, as empresas ainda podem sofrer riscos e ameaças na execução e na condução desses processos. Se faz necessário então identificar quais são esses riscos em toda a cadeia de abastecimento, e uma vez identificado e avaliado, com o auxílio de ferramentas corretas, permite que a empresa aplique os controles necessários em cada ponto da cadeia logística.
Riscos e ameaças
Podemos citar aqui alguns exemplos de riscos e ameaças que podem prejudicar ou até mesmo, caso ignorados, inviabilizar seu negócio e torná-los menos competitivos.
São riscos como:
- Contrabando;
- Incêndio
- Roubo;
- Vandalismo;
- Terrorismo;
- Outras ameaças;
- A presença de perigo de qualquer tipo na cadeia de abastecimento das empresas.
Conheça a ISO 28000
Para atender essa necessidade e melhorar a segurança da cadeia logística, a International Organization for Standardization, desenvolveu a norma ISO 28000 com o principal objetivo de “estabelecer um sistema de gestão global da segurança na cadeia logística”. Todo sistema de gestão bem implementado torna as empresas mais eficientes e competitivas no mercado.
Entender a norma ISO 28000 é fundamental para identificar os níveis de riscos que podem existir nas operações de sua cadeia de fornecimento. A correta identificação desses riscos permitirá que sua empresa realize avaliações de risco e implemente os controles necessários para mitigar esses riscos e deixar seus processos logísticos mais robustos e confiáveis, garantindo assim, a conformidade dos processos, a segurança na cadeia logística e principalmente a satisfação dos seus clientes.
Escrito por Cícero Moura – Consultor em Logística
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