Por: James Pedro Nadin da Sirius Consulting
Conheça a participação do setor de Recursos Humanos para criar ou manter uma organização enxuta.
Confira a seguir:
O que muitas empresas estão esquecendo
Algumas empresas costumam se esquecer de uma regra que está se tornando cada vez mais fundamental para o sucesso dos negócios: qualquer atividade começa com serviços, continua com serviços e pode se encerrar com maus serviços.
Isso vale para qualquer ramo de atividade, pois, mais do que tudo, o que pesa na balança, são as pessoas dentro da organização.
A importância de ter uma boa linha de frente
O cliente não é atendido diretamente pelo proprietário da empresa e, tampouco, pelos principais dirigentes. O cliente é servido e atendido pelas pessoas da linha de frente.
Por isso, o serviço ao cliente começa com a educação dos funcionários e o contínuo treinamento para que eles transmitam os valores e princípios da empresa desde o primeiro momento.
Características da organização enxuta
A fábrica genuinamente enxuta possui duas características organizacionais fundamentais:
- Transfere o máximo de tarefas e responsabilidades para os trabalhadores que realmente agregam valor ao produto;
- Possui um sistema de detecção de defeitos que rapidamente relaciona cada problema, uma vez descoberto, a sua verdadeira causa.
Sendo assim, o argumento principal da produção enxuta é que o aumento da qualidade, da produtividade, e da flexibilidade podem ser obtidos pela transferência de responsabilidades e decisões para os operadores, devendo existir as seguintes características na prática:
- Os operadores devem ser delegados em autonomia e responsabilidade (empowerment) na participação das decisões da manufatura;
- Deve existir o trabalho em equipe com a participação de todos (teamwork);
- A rotatividade nas atividades e o treinamento entre os próprios operadores deve ser estimulado;
- Os colaboradores devem receber todo o suporte e atenção, sendo incluídos nas participações dos lucros, remuneração por competência e habilidades, assim como receber treinamentos práticos e participar de programas sociais.
Resultado da organização enxuta
Estudos nas fábricas que tentaram adotar a produção enxuta revelaram que os trabalhadores reagem apenas quando existe algum senso de compromisso mútuo, um senso de que a gerência realmente valoriza os trabalhadores qualificados, fazendo sacrifícios para mantê-los e estando propensos a delegar responsabilidade à equipe.
Sendo assim, a produção enxuta pode ser definida como “frágil”.
A produção em massa prevê folgas por toda parte – estoques extras, espaço extra, mão-de-obra extra – para poder funcionar, ainda que as peças não cheguem a tempo, ou que vários trabalhadores fiquem doentes, ou que não se detecte um problema antes da produção em massa do produto defeituoso, ainda assim o sistema funciona.
Como fazer a organização enxuta funcionar?
Para fazer funcionar um sistema enxuto, sem nenhuma folga, isto é, sem rede de segurança, é essencial que cada trabalhador se esforce ao máximo.
Vagar simplesmente de cabeça baixa e pensamentos distantes como na produção em massa, rapidamente leva ao fracasso da produção enxuta.
Portanto, se a gerência não impõe liderança, e a força de trabalho não sente nenhum comprometimento mútuo em jogo, certamente a produção enxuta reverterá para a produção em massa.
Com relação à operação, talvez o sistema enxuto cause maior pressão nos operadores pelo fato de ter como um dos objetivos principais a descentralização das ações, delegando as atividades à base da pirâmide organizacional através da responsabilidade dos operadores.
Responsabilidade aqui, significa liberdade para controlar o próprio trabalho, que pode ser uma grande vantagem, mas, também aumenta o medo de cometer erros que trazem grandes prejuízos.
Quer saber mais sobre a organização enxuta e como um ERP pode ajudar sua empresa?
Entre em contato com a NW Software e conheça nossos serviços.
Leia também: Como controlar a produção e o estoque de uma indústria