Ao se iniciar um novo investimento, geralmente não se tem capital suficiente ou recursos para grandes investimentos.
Então se faz necessário o uso de estratégias mais econômicas que não tomem muito tempo para se atingir um grau alto de qualidade e evitar desperdícios. Assim surge o MVP.
O MVP é uma sigla que significa “Minimal Viable Product”, que em português significa “Produto minimamente viável”. É uma ótima saída para empresas que estão ainda no início.
Trata-se então de um produto desenvolvido para possuir apenas as funcionalidades básicas, ou seja, uma versão enxuta e econômica de um produto físico, digital, software ou um serviço prestado presencialmente.
Como o foco é economia e agilidade, ideias que possuem uma grande complexidade e têm necessidade de grandes investimentos tanto de tempo quanto dinheiro devem ser deixadas de lado neste momento. Após seu produto inicial e enxuto ter sucesso será possível expandir as ideias e aprimorar.
Para que serve um MVP?
Um MVP é muito útil para avaliar hipóteses de mercado, ou seja, será possível comercializar a versão completa de um produto ou serviço contendo mais funcionalidades e utilizações diferentes para o cliente final após a versão mínima ter sido testada e validada.
Através do MVP é possível receber avaliações dos clientes e também documentar dados sobre como seu produto ou serviço foi útil, e quais melhorias pode fazer baseado no que seus clientes falarem que sentiram falta, ou através de sugestões.
Após seu produto ou serviço ter sido validado pelos clientes, surge a possibilidade de melhorá-lo, e, como já tem uma base consumidora, é possível dispor de mais tempo, investimento e recursos para aperfeiçoar até a versão final.
MVP é importante para o sucesso de um produto
A economia e oscilações do mercado ficam às vezes imprevisíveis, depende de muitos fatores, e assim fica arriscado lançar uma solução já cheia de recursos, que é capaz de atender a necessidade que o cliente ainda não tem e não conseguir vender por estar num valor muito alto, ou ainda não ter sido validada, não ter testemunho de quem já usou para usar como gatilho para novas vendas.
A partir do uso da estratégia MVP para produzir novos produtos, além de poupar trabalho e recursos, tem uma chance maior de assertividade para investimento. Ou seja, caso o produto não seja bem aceito ou não faça sucesso de vendas, acaba que não gera um prejuízo grande.
Com a coleta de dados de feedback dos clientes é certo que as melhorias feitas no seu produto ou serviço atenderá às demandas deles, pois foram fornecidas pelos seus consumidores.
Como criar um MVP?
Antes de criar um MVP para validar sua ideia, é importante lembrar que não existe apenas um modo de testar novos produtos no mercado. Deve estar aberto a novas ideias de testes até chegar num resultado bom o suficiente para lançar.
Veja a seguir 5 passos para te ajudar a criar seu MVP:
1 – Faça uma pesquisa no nicho que deseja atuar
A etapa de pesquisa deve ser considerada como muito importante antes de surgir uma ideia inovadora. As ideias, obviamente, têm sua importância também, pois a partir de um conjunto de ideias é que surgem soluções inovadoras.
Nesta pesquisa é recomendável que fique ciente sobre quais problemas seus clientes enfrentam e ainda não existe uma solução.
Aqui não importa o grau de complexidade do problema, mas saber se é possível fazer um protótipo de produto ou modelar um novo serviço que possa atender a esta demanda.
2 – Ideia inovadora
Após o processo de pesquisa para descobrir quais problemas seus futuros clientes possuem, surgirá a ideia de algum produto ou serviço que possa resolver esta dor, e fazer seu cliente parar de sofrer.
Pode ser que no processo de brainstorming para ideias novas surjam algumas muito complexas e mirabolantes, mas vá com calma! Por agora precisa de um produto que tenha baixo custo de produção para conseguir vender a versão mais enxuta, e que resolva a dor.
3 – Definir funcionalidade e valor
Esta é a etapa de reunir sua equipe e começar a traçar o que o produto poderá fazer, o que precisa ter, e sempre de forma econômica, para resolver um problema principal de início.
Defina qual problema pode solucionar, quais as vantagens do seu produto sobre a concorrência, e por que alguém compraria o seu produto ao invés dos concorrentes. Ao definir estes pontos conseguirá progredir no desenvolvimento do seu MVP.
4 – Definir as funções essenciais
Após definir o caminho para desenvolver, saber quem será o público atendido pelo seu MVP, e outras características, observe e defina quais são as funções mais básicas que não podem faltar no seu produto para que seja mais atrativo que a concorrência e ganhe a confiança dos consumidores.
Nesta fase qualquer ideia que demande muito investimento ou muito tempo deve ser descartada, ou o MVP vai perder a característica de “mínimo viável”, que está no próprio nome deste tipo de produto. Então inicialmente seu MVP deve atender a funções mínimas e que sejam essenciais apenas.
5 – Como avaliar o desempenho
Agora com a maioria das ideias e caminhos para desenvolver o produto já formadas, é necessário colocar quais serão as métricas de avaliação de desempenho do produto.
Nesta avaliação é importante perceber como está a aceitação dos clientes, e se continuam a comprar novamente, consumir, acessar ou usar o produto após a primeira compra.
6 – Ciclo de avaliações dos clientes
Ao ter um MVP já em suas mãos, pode dar início ao ciclo de feedback dos clientes. Pode começar fornecendo o produto a clientes que são mais qualificados e necessitam daquela solução, ao invés de abrir a um público mais generalizado.
Assim conseguirá analisar os feedbacks e melhorar as funcionalidades básicas do seu produto até ser possível atender a demanda inicial sem nenhuma pendência.
7 – Testar até a versão final
Para chegar à versão final do seu MVP é necessário que se repitam as avaliações dos clientes para se fazer adaptações e correções para aperfeiçoamento do produto. Através disso é possível até mesmo mudar bruscamente a direção do produto, mesmo se apresentar ou não o resultado desejado.
A continuidade dos testes e recebimento de feedbacks continua até chegar numa versão perfeita para ser comercializado ou oferecido numa escala maior e garantir seu sucesso comercial. E lembre-se que o objetivo é chegar à solução perfeita para o cliente que deseja atender.
Já pensou em criar um MVP? Agora já conhece as vantagens de se criar um, e principalmente o quanto é econômico e rápido de ser comercializado.
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