Com a evolução da internet, as empresas mudaram a forma de se comunicar com seus clientes, e uma dessas formas é por meio do conversational commerce.
O termo Conversational Commerce significa em tradução literal “Comércio Conversacional”.
Entenda mais sobre o conceito a seguir.
O que é conversational commerce?
Conversational Commerce pode ser resumido como a união de aplicativos empresariais e de mensagens, disponíveis nas redes sociais, com o objetivo de facilitar o atendimento ao cliente e aprimorar o marketing empresarial.
Em vez de usar seus próprios aplicativos, as empresas usam aplicativos de mensagens já usados pelos clientes para se comunicar com os consumidores. Este conceito responde a uma demanda de mercado em que os consumidores deixam de ser passivos e trespassam a ser ativos e a buscar informações sobre produtos e serviços.
Nesse contexto, a interação com as marcas também mudou e a tendência é que prossiga mudando ao longo dos anos.
De forma mais direta, estamos falando de uso por empresas de aplicativos de mensagens instantâneas famosos como WhatsApp, Messenger, Viber, Telegram, com a finalidade de:
- fechar o negócio;
- realizar serviço pós-venda;
- fornecer serviços diferentes.
Como funciona o conversational commerce?
As conversas geralmente começam com um botão de call-to-action e links para mensagens espalhadas pelos canais da marca. É uma ferramenta de marketing na internet muito importante para construir confiança e manter relacionamentos com os clientes, mesmo que eles não estejam na sua frente.
Pontos positivos do conversational commerce
Fácil e sem burocracias
Esqueça o ritmo tradicional de negociação, por meio do conversational commerce os compradores podem evitar todas as desvantagens das compras tradicionais na loja misturando e combinando experiências. A loja está fechada? Sem tempo para fila? Não tem problema, você ainda pode desfrutar de uma experiência personalizada online.
Também é uma boa estratégia para empresas, pois aplicativos de mensagens como WhatsApp e Facebook Messenger estão ganhando força entre os clientes para se conectar com marcas em todo o mundo.
O Facebook Messenger tem mais de 40 milhões de usuários mensais e mais de 75 % dos usuários admitem usar o aplicativo para conversar com uma ou mais empresas.
Serviços voltados a integração de dados
Às empresas que conhecem das ferramentas, obtém maior sucesso usando o conversational commerce como uma ferramenta para redefinir os padrões de compras e personalizar seus processos de vendas.
Algumas ferramentas de IA podem até ajudar a identificar o comportamento do cliente e obter feedback, aprendendo com os próprios clientes.
Além disso, o conversational commerce é uma ótima ferramenta para oferecer um serviço pós-venda bom e personalizado, fidelizando clientes e mantendo um ponto de contato entre as duas partes.
Bot de triagem
Apesar de, no conversational commerce, a venda ser com um enfoque humanizado é válido ressaltar que existe a possibilidade do apoio de um bot.
O bot serve para encaminhar de forma assertiva o cliente para os vendedores. Desse modo, é possível garantir que, em poucos instantes, o cliente seja atendido por um vendedor real e, principalmente, focado em resolver a necessidade do comprador.
Como implementar?
Agora que você já conhece quais as vantagens do conversational commerce e as possibilidades de uso, deve estar se perguntando como implementar essas estratégias para a sua empresa.
Para fazer a implementação é recomendado entrar em contato diretamente com uma empresa especializada no assunto de sistemas para comércios e varejos.
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