Por que as indústrias precisam do MRP?
O problema!
Você já se deparou com as perguntas: Como aumentar a produtividade, reduzir custos e aumentar a lucratividade? Como alguns concorrentes conseguem fazer produtos de qualidade a um custo tão baixo? Existem várias respostas, mas a maioria delas está relacionada a uma verdade: ESTAS EMPRESAS INVESTEM CONTINUAMENTE EM TECNOLOGIAS E PROCESSOS PARA SE MANTER EFICIENTES E LUCRATIVAS! Isso mesmo! Elas usam a tecnologia a seu favor! Veja alguns problemas diários das empresas que não investem em tecnologia:
- Falta de matéria-prima;
- Atrasos na produção e entregas;
- Ineficiência do processo de compras, pagam mais caro porque sempre tem urgências;
- Estoques sobrando (e dinheiro parado);
- Dificuldade para calcular custos, preços de venda e margens;
- Problemas no fluxo de caixa devido à falta de planejamento das compras;
- Perda de clientes por causa de atrasos nas entregas;
- Perda de vendas por não ter os produtos em estoque;
- Baixa lucratividade nas vendas;
- E vários outros problemas…
Que tal implantar tecnologias e processos que ajudam a melhorar a eficiência, reduzir custos e solucionar a maioria dos problemas que listamos acima? Será que é caro? Difícil? Vamos falar apenas de uma metodologia que, se bem implantada pode ajudar muito. É um processo antigo e usado em todo o mundo: o MRP. Mas o que é o MRP? MRP é uma sigla em inglês: “manufacturing resource planning”, ou “materials resource planning”. Em português, planejamento das necessidades de materiais. Em resumo, MRP é um conjunto de sistemas e processos criados para melhorar a gestão dos estoques, reduzir custos e aumentar a eficiência para que as indústrias possam se planejar, entregar as vendas no prazo e possam ter lucro com isso! Trabalha integrado a um planejamento de vendas, planejamento de produção, planejamento de compras e também a um planejamento financeiro, para permitir o uso dos recursos de uma forma mais eficiente e sem as famosas “urgências” que a falta de planejamento causa nas empresas.
Como funciona?
Atualmente os sistemas MRP são integrados aos ERP ou sistemas de gestão empresariais. As informações de vendas, inventário de estoques, compras e ordens de produção (e outras ainda) geram a base de informações para o MRP. O resultado será uma lista com a quantidade exata de todos os materiais que precisam de compras ou produção, de acordo com as datas de entrega e quantidades lançadas no sistema. Além de fornecer as listas completas, podem disparar as ordens de compra e produção de forma automática, fornecendo mais ganhos de tempo e integração automática entre os departamentos das empresas. Benefícios Aqui vamos encorajá-los a olhar para dentro e fazer perguntas sinceras quanto aos problemas atuais:
- Temos problemas de atrasos na entrega de produtos aos clientes?
- Como andam as compras urgentes? Precisamos constantemente comprar materiais com pressa, pagando mais caro para atender aos prazos combinados com os clientes?
- Perdemos vendas por não conseguir entregar os produtos no prazo que os clientes necessitam?
- E o fluxo de caixa? Aparecem compras que não estavam previstas, causando desencaixe e várias dores de cabeça para o pessoal da área financeira?
Com o ERP NW Corporativo, nossos clientes podem contar com o MRP e muitas outras ferramentas para ajudar na administração e planejamento dos recursos, evitando falhas e prejuízos desnecessários. Não gaste seu tempo apagando incêndios administrativos! Entre em contato conosco e agende uma apresentação, podemos ajudá-los a melhorar a eficiência, reduzir custos e aumentar a lucratividade com nossas soluções para as indústrias. Nós da NW Software acreditamos que sua empresa pode ter mais tecnologia, e vocês muito mais tempo e lucratividade!