Abrir e fazer a gestão de uma loja exige esforço e dedicação. Na difícil vida dos negócios, é preciso planejar muito e pesquisar antes de abrir o seu negócio. Saber como administrar uma empresa exige muita dedicação, estudo e coragem para encarar os obstáculos que possam aparecer.
É comum ver pessoas que se arriscam num negócio, porém não se preparam para assumir tal responsabilidade. Em pesquisa realizada pelo Sebrae para entender a mortalidade das MPE nos primeiros cinco anos de atividade identificou dois principais motivos para o fracasso das novas empresas.
1. Falta de planejamento prévio
– Ao abrir a empresa, parte dos empreendedores não levantou informações importantes sobre o mercado.
– Mais da metade não realizou o planejamento de itens básicos antes do início das atividades da empresa.
– 46% não sabiam o número de clientes que teriam e os hábitos de consumo desses clientes.
– 55% não elaboraram um plano de negócios.
2. Falta de experiência em gestão empresarial
– A experiência prévia ou conhecimentos no ramo influenciam a permanência das empresas no mercado.
– As empresas que costumam, com frequência, aperfeiçoar produtos e serviços, estar atualizada frente às tecnologias do setor, inovar em processos e procedimentos e investir em capacitação, têm mais sucesso.
– 58% das empresas que fecharam não tinham experiência prévia ou conhecimentos no ramo de atuação.
A solução é se capacitar!
Se preparar antes de começar um negócio, é a chave para o sucesso. Há diversas formas de se preparar para abrir uma empresa e o SEBRAE é uma das principais fontes de ajuda pois trabalha na capacitação, desenvolvimento e orientação aos empreendedores com treinamentos e consultorias para colaborar na melhoria do negócio.
Além disso, a internet é um grande aliado para os estudos, com diversos sites e vídeos de especialistas que compartilham conhecimento de forma gratuita.
Agora é hora de gerir seu negócio!
Depois da capacitação, você já sabe que o princípio de qualquer negócio depende muito da gestão da empresa. Uma boa gestão facilita a possibilidade de sucesso nos negócios. É importante que o comércio varejista, independentemente de seu segmento e tamanho, utilize ferramentas de gestão que ofereçam a condição de obter um “raio x” da situação de sua empresa. É necessário então, que o comércio varejista tenha o mínimo de informatização possível.
Algumas informações imprescindíveis que o gestor deve ter acesso: Estoque disponível; Cadastro de Clientes; Vendas e Financeiro. E também possuir um frente de caixa ágil para atender seus clientes da melhor maneira possível.
Conheça o NW Varejo que foi desenhado especialmente para uma administração eficaz, possibilitando a gestão eficiente dos principais processos de varejo.
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