Controle de acordo com a Instrução Normativa n.° 16, de 20.12.91, do Departamento de Tesouro Nacional, conceitua controle interno como sendo: “O conjunto de atividades, planos, métodos e procedimentos interligados utilizado com vistas a assegurar que o objetivo dos órgãos e entidades da administração pública sejam alcançados de forma confiável e concreta, evidenciando eventuais desvios ao longo da gestão, até a consecução dos objetivos fixados pelo Poder Público. ”
Podemos abstrair deste conceito importantes argumentos a favor do controle interno:
a) Planos – sempre deverá haver um plano que dê suporte às atividades organizacionais;
b) Métodos – métodos são maneiras de se fazer as coisas dentro de um determinado plano. Um método sempre será a forma encontrada pelas pessoas para atingirem um objetivo comum. Este método deverá sempre ser questionado e melhorado;
c) Procedimentos interligados – aqui o autor enfatiza que tudo está interligado em uma organização. Não há atividade isolada; toda decisão tomada em um setor da empresa necessariamente afetará outros setores ou departamentos;
d) Objetivos – em se tratando de empresas as atividades levadas a cabo deverão levar à consecução dos objetivos (da unidade/departamento) que, no conjunto levarão à consecução dos objetivos globais de um negócio.
e) Desvios – os desvios de rumo são comuns nas empresas. Entretanto, quando os resultados passam a serem insatisfatórios é o momento de se pensar em adotar métodos eficazes de trabalho. Esta maneira de pensar a organização irá resultar em atividades concretas e confiáveis e que levarão a uma melhor situação econômica e financeira ao longo do tempo.
Existem infinitas formas de se ter controle sobre atividades empresariais. Estamos aqui falando em INFORMAÇÃO. Informação é tudo aquilo que reduz a incerteza. O problema está, na maioria dos casos, na interpretação desta informação e seu uso na tomada de decisões, sejam operacionais, de rotina ou estratégicas. Por fim, existe a necessidade de controle para não ter “surpresas” desagradáveis, que geralmente levam o caráter de “tarde demais”.
Publicação disponível no site Administradores.
NW Corporativo e NW Essencial
Um bom software de gestão deve manter os processos, estoques e custos sob controle, segurança das informações, organização das finanças e automação de rotinas manuais feitos pelas equipes administrativas. Assim, você reduz custos com operações manuais, aumenta a eficiência dos processos, os gestores têm condições de tomar decisões com grande rapidez, segurança e centralização das informações.
Com a NW Software você contará com um sistema de módulos totalmente integrados como o Comercial, Finanças, Manufatura, Lojas e Serviços. Desta forma a sua empresa ganhará mais tecnologia e você e sua equipe muito mais tempo e total controle de suas atividades.