O ato de criar cópias de arquivos, bancos de dados e sistemas operacionais inteiros está disseminado na maioria das empresas como uma das principais rotinas de segurança digital. Os backups permitem que gestores tenham a confiança de que, caso algum hardware falhe ou algum sistema fique corrompido, os seus registros e arquivos serão recuperados facilmente. Com o avanço da computação em nuvem e da popularização da internet de alta velocidade, novas possibilidades de backup surgiram. Hoje, é possível utilizar o cloud computing para gerenciar cópias de segurança em qualquer lugar do mundo. Para o mundo corporativo, o backup para empresas tornou-se mais barato, fácil de ser implementado e com um menor custo de manutenção.
Integridade dos dados
O principal objetivo de um backup é a cópia de dados para restauração em caso de perda, alteração não autorizada ou danos a algum tipo de arquivo ou sistema digital. Ele deve ser realizado, preferencialmente, em uma unidade externa. Entre os principais dispositivos utilizados para backup podemos destacar:
- HD externo;
- Servidores locais;
- Serviços na nuvem.
Cada opção possui as suas vantagens e desvantagens. Um HD externo, por exemplo, é mais portátil que a maioria das outras opções. Entretanto, ele pode ser danificado ou extraviado mais facilmente. Além disso, a criação de snapshots em um local com vários dispositivos pode se tornar menos viável. Grandes companhias, por muitos anos, optaram pelo uso de soluções de backup automatizado em servidores próprios. Apesar dos altos custos de instalação, esse tipo de ferramenta traz mais segurança e privacidade para quem não deseja compartilhar uma estrutura na nuvem. Além disso, esse tipo de backup permite uma maior escalabilidade e suporta uma grande quantidade de dados.
O backup em nuvem, por outro lado, está se destacando nos últimos anos pelo seu baixo custo, alta escalabilidade e segurança. Hoje, empresas do ramo conseguem entregar serviços que utilizam conexões seguras, armazenamento criptografado de dados por um valor baixo. Com uma conexão de internet, é possível contratar uma ferramenta que pode ser acessada em qualquer lugar do mundo para a configuração de uma rotina de backups de segurança.
Maior segurança digital do backup para empresas
Independentemente do tamanho de uma empresa ou da complexidade da sua política de dados, computadores e servidores sempre podem sofrer danos. Seja por meio de picos de energia, ataques digitais ou falhas de funcionamento, uma companhia sempre está sujeita a perder parte dos seus dados após algum tipo de falha. Nesse cenário, o backup para empresas ganha importância pela sua capacidade de manter a integridade de bancos de dados, configurações e arquivos.
Hoje, gestores de TI podem contar com ferramentas que permitem a configuração de rotinas de backup automatizadas. Assim, o setor de TI pode direcionar os seus recursos para projetos e atividades mais importantes, com a garantia de que os recursos digitais de uma empresa estarão seguros.
E você, como lida com os seus backups? Compartilhe as suas ideias conosco! Deixe um comentário!