Se a sua empresa busca crescer e ter solidez no mercado, é importante pensar em quais serão as ferramentas que devem fazer parte do dia a dia. E com certeza, uma ferramenta de ERP precisa entrar nesta lista.
O software ERP, onde a sigla significa Enterprise Resource Planning ou Sistema de Gestão Integrado em português, como o próprio nome já diz, integra as informações da sua empresa em um único lugar, podendo ligar inclusive diferentes áreas como o RH, times de tecnologia, atendimento, administrativo, etc.
Sabendo que comunicação é essencial para que todos caminhem na mesma direção, principalmente em empresas de médio e grande porte, essa ferramenta traz alguns benefícios para quem quiser deixar de vez as planilhas de Excel para se ter uma ferramenta robusta quando se fala de gestão. Conheça algumas aqui:
Ótima aliada para empresas que querem trabalhar com data driven
Não é de hoje que muito se fala sobre os dados serem o novo ouro na humanidade. A empresa que tiver os dados certos na mão para o seu negócio, podendo tomar decisões baseando-se nisso, certamente está indo na direção certa para seguir crescendo e se manter competitivo no mercado. Mas não basta apenas ter os dados, eles precisam estar estruturados e com times que saibam considerá-los em suas tomadas de decisão. Para isso, uma ferramenta de gestão é ideal para dar transparência a estes dados para toda a empresa, seguido de uma clareza maior entre as áreas. Além de gestores com uma visão única de dados centralizados.
Melhoria contínua e mais efetividade nos processos
Se você trabalha em uma empresa de tecnologia, sabe o quanto é comum acontecer desalinhamentos entre a área de vendas e projetos. Assim como é comum nas empresas de e-commerce quando se fala de vendas online e logística de entregas. Uma ferramenta de ERP pode facilitar a compreensão de onde está o gargalo, podendo seguir caminhos como aumentar ou reduzir a equipe, avaliar se é a falta de algum alinhamento no discurso de vendas, implementar alguma etapa nova do processo para garantir que o que é vendido será entregue no tempo certo, entre outras coisas. Ter uma visão do todo permite enxergar com mais clareza onde está acontecendo o erro e, através dos dados, garantir que a tomada de decisão seja efetiva.
Ter maior alcance com automatizações
Ter uma ferramenta de gestão não é só para visualizar informações, também é possível ter ações. Por exemplo: quando a área de contabilidade fecha um contrato que alguém da área comercial estava esperando, ao invés de buscar em seus e-mails, que tal receber pela própria ferramenta de ERP? Ganha mais agilidade e possibilita que a venda seja fechada quanto antes.
Além disso, pensando em automações que estão fora dessa ferramenta, é possível criar integrações para que estes dados sejam consolidados em um só lugar. Por exemplo, uma das estratégias que estão sendo adotadas pela área de marketing e vendas são as automações de conversas que possibilitam fechar negócio através de mensagens automatizadas. Você não precisa deixar esses dados de fora, mas precisa integrá-los para seguir tendo uma visão geral do seu negócio.
Experiência do usuário na veia!
Muitas pessoas interpretam que experiência do usuário se trata de ter uma tela intuitiva no site ou no aplicativo, ou até mesmo ter um atendimento excelente quando se trata de suporte. Quando, na verdade, a experiência do usuário conta a partir do momento que ele conhece a sua marca e pensa em contratar seu produto ou serviço. Por isso, mais uma vez uma ferramenta de gestão se apresenta como uma grande aliada, pois ali você pode ver onde em todas as etapas do seu processo a sua empresa precisa melhorar e evoluir, buscando sempre a excelente de atendimento em todos os níveis.
Redução de custo e investimento assertivo
Este item também é um dos mais importantes quando se trata de benefícios de uma ferramenta de ERP, pois ele permite que a sua visão sobre os custos esteja presente tanto no macro como no micro. Um exemplo simples é quando você possui uma área de atendimento e percebe que existe uma quantidade de chamadas além da capacidade do seu time de maneira sazonal. Neste momento, usando sua ferramenta de gestão, você pode perceber se isso acontece todo ano e pode se adiantar para não ser pego de surpresa, tendo que justificar a queda dos números. Ela também é estratégica, pois sabendo que existe um retorno significativo em determinadas áreas após implementar algumas ações, como a de marketing ou sucesso do cliente, por exemplo, porque não investir ali onde acaba trazendo mais retorno?
Se você é uma empresa que busca crescer, certamente vai considerar estes benefícios para aderir a uma ferramenta de gestão e ERP no seu dia a dia. E se você já possui, divide com a gente quais são as demais vantagens que se pode ter ao usar este tipo de software no dia a dia.
Autora: Daiane Novaes – Formada em comunicação e com 10 anos de experiência em tecnologia, Daiane desenvolvia chatbots com estratégias de comunicação e marketing voltadas para o e-commerce baseado na experiência do usuário. |